quarta-feira, 13 de maio de 2009

Relações Internacionais- O que é isso, afinal?

Desenvolvi um seminário sobre o curso de Relações Internacionais, para ser apresentado na aula de Bioética, do curso de Biologia.
De forma sucinta, posto abaixo a introdução do mesmo e uma explanação geral sobre o que é esse curso.
Boa leitura!
E agradeço a visita dos meus amigos que de vez em quando passam por aki ;) Vlw msm =)


Introdução
Em pleno século XXI, vivemos num mundo que a cada dia se torna mais complexo. Palavras como globalização, recessão econômica e política estão ultimamente sendo pauta de manchetes nos noticiários e de conversas corriqueiras do cotidiano.
De fato, é possível perceber que o mundo está tornando-se cada vez menor, em decorrência da crescente integração econômica, política e tecnológica entre as nações. Nunca a humanidade presenciou tantos avanços na Ciência: Os transgênicos estão à venda em supermercados e lojas especializadas próximas a nós; o Projeto Genoma representa uma forma de ler o complicado livro que é o nosso patrimônio genético, podendo prever futuras enfermidades e propensões; o aperfeiçoamento genético de vegetais e animais só está sendo possível em decorrência de alianças científicas entre profissionais das mais diversas partes do mundo, num intercâmbio acadêmico e tecnológico. Nunca o fluxo de pessoas, mercadorias e serviços esteve tão forte entre os países, de modo que uma doença iniciada num país está se espalhando de forma surpreendente por muitos outros, devido a facilidade nos meios de transporte; não podemos esquecer também de citar a formação dos blocos econômicos, que derrubam barreiras alfandegárias e protecionismos e, dessa forma, aumenta ainda mais o fluxo de mercadorias importadas e exportadas, favorecendo o comércio internacional e desenvolvendo a economia das nações. E nunca a economia mundial esteve tão articulada de forma a deflagrar uma crise de repercussão planetária, iniciada por desgastes naturais do capitalismo nos grandes bancos estadunidenses.
Diante de tal prisma, é mister que haja profissionais qualificados para analisar e articular as relações entre os estados nacionais, assim como o relacionamento intrínseco entre eles e empresas multinacionais, ONGs, a ONU etc.
O curso de Relações Internacionais forma profissionais qualificados para tanto, aptos a compreender a formação histórica e econômica dos países do globo e articular políticas para melhorar a situação global em favor de seu país ou de sua empresa. Dessa forma, o mercado de trabalho para Internacionalistas revela-se bem diverso: podem trabalhar no setor público ou no setor privado, sob uma grande variedade de funções.
O objetivo deste presente trabalho é analisar a formação de tal cadeira universitária, a situação atual do curso e suas perspectivas para o futuro.


Relações Internacionais, o que é isso afinal¿
É difícil recorrer a definições simplificadas para apresentar uma disciplina, qualquer que seja ela. Afinal, nenhuma definição poderá exprimir com as clareza, objetividade e abrangência necessárias o objeto e o campo de estudo da disciplina. Além disso, nenhuma definição é (e jamais será) neutra, ou seja, sempre carregará traços intrínsecos da parcialidade de quem a produziu. Todavia, alguns estudiosos renomados na área das Relações Internacionais tentaram defini-la, de forma a sanar as dúvidas existentes entre os próprios acadêmicos da área. O que é, afinal, Relações Internacionais, e qual seu objeto de estudo¿
Phillipe Braillard e Mohamma-Reza Djalili, autores de “Relations Internationales : Que sais -je?” definem Relações Internacionais como “o conjunto de relações e comunicações que os grupos sociais estabelecem através das fronteiras.”
Daniel Colard, por sua vez, afirma que “o estudo das relações internacionais
engloba as relações pacíficas ou belicosas entre Estados, o papel das organizações
internacionais, a influência das forças transnacionais e o conjunto das trocas ou das
atividades que cruzam as fronteiras dos Estados.”
Mas a definição mais completa nos foi dada pelo acadêmico Joshua Goldstein, que acredita que “estritamente definido, o campo das relações internacionais concerne aos
relacionamentos entre aqueles governos do mundo, que são Estados-membro
da ONU. Mas esses relacionamentos não podem ser entendidos
isoladamente. Eles estão fortemente conectados com outros atores (como
as organizações internacionais, corporações multinacionais, e indivíduos);
com outras estruturas sociais (incluindo economia, cultura e política
doméstica); e com as influências históricas e geográficas.”
Como pode-se perceber, há uma certa controvérsia entre as definições de Relações Internacionais, sendo que cada uma deriva de uma abordagem teórica diferente, enfatizando ora o Estado, ora outros elementos não menos importantes.
De forma sucinta, Relações Internacionais nada mais é do que o estudo e análise das dinâmicas existentes entre o Estado e os outros atores internacionais, que juntos compartilham o cenário mundial de forma ora pacífica, ora conflituosa. Ou seja, Relações Internacionais estuda as relações internacionais. Por isso os estudiosos do campo decidiram diferenciar o nome da disciplina usando letras maiúsculas, Relações Internacionais; do nome do objeto de estudo, com letras minúsculas, relações internacionais.

Em breve posto a continuação e a conclusão do trabalho. Se alguém teve paciência de ler até o final, agradeço e até logo!
8-)